Páginas

6.01.2009

A Guerra dos Cem Anos:






A Ocorrência de diversas guerras como a GUERRA DOS CEM ANOS (1337-1453) entre a Inglaterra e a França, as Guerras Fernandinas e a Guerra da Independência, entre Portugal e Espanha, são alguns dos muitos conflitos que afectaram a Europa.

As fomes, as pestes e as guerras foram responsáveis pelo grande aumento da taxa de mortalidade, sobretudo infantil. No século XIV houve uma forte quebrada demográfica.

A economia foi então afectada pela falta de mão-de-obra e a carência de cereais.

Isto provocou uma rápida subida de preços. Esta inflação fez com que a moeda perdesse o seu valor, havendo assim uma desvalorização monetária.

Portugal também foi afectada por esta crise que se prolongou pelos reinados de D. Afonso IV e de D.Fernando.

Para além das dificuldades económicas, esta época também foi marcada por grandes mudanças a nível da mentalidade. A arte e a literatura ficaram marcadas pelas ideias da morte e do macabro.

Revoltas populares: Rurais e Revoltas













Revoltas Populares: Geriram muitas revoltas por causa da crise tanto nos campos, como nas cidades. Em França estas revoltas designavam-se por jacqueries. Eram levantamentos populares de camponeses e artesãos contra os elevados tributos cobrados pelos senhores feudais do rei.








Revoltas Rurais: Eram movimentos de camponeses que atacavam as casas senhoriais e perseguiam os nobres. Estas eram reprimidas, com grande violência, e pelos senhores feudais.
































Urbanas





Revolução de 1383-85


A revolução de 1383 a 1385 deu-se a partir da crise económica, social e política que pôs em perigo a independência nacional.
Nesta revolução a peste negra e as fomes, foram devidos aos maus anos de agrícolas,que levaram à quebra demográfica. Também levou a falta de Mao-de-obra, abandono dos campos, em que os Reis D. Afonso IV e D. Fernando tomaram algumas medidas para tentar travar a crise como as seguintes:


  • Publicar Leis do Trabalho;

  • Publicar a Lei das Sesmarias, e obrigando todos os proprietários a cultivarem as suas terras ou arrenda-las a quem as cultivasse.


Esta medidas foram tomadas para aumentar a Mao-de-obra, produtividade agrícola, e para não terem os seus resultados maus na sua produção.



  • A falta de alimentos levou a subida dos preços, os impostos, e até as rendas.

Face a esta situação a população mostrou-se muito descontente, e aí ocorreram muitas revoltas populares, tanto rurais como urbanas. A agitação foi cada vez mais agravada pela crise politíca porque iniciou-se a morte de D. Fernando,pois durante o seu reinado, D.Fernando envolveu-se em muitas guerras rentando conquistar castela, mas nunca conseguiu. Pra selar a paz com Castela casou com D.Beatriz, rei de Castela. Foi assinado o tratado de Salvaterra de Magos, segundo caso D.Fernando nao tivesse um filho varao de D.Beatriz. D.Fernando morreu em 1383, a sua esposa Leonor Teles, sucdeu-lhe mandar aclamar D.Beatriz como rainha. Contudo a população nao aceitou e sendo esta aclamação sentindo que a Independência do Reino estava ameaçada. Foi entao organizada uma conspiração para derrubar todo o poder de D.Leonor Teles, pois aí ela fugiu para Castela, e o mestre de Avis foi aclamado Regedor e Defensor do Reino.


Pois então começou assim a crise do século 1383 a 1385 e um longo período de guerra entre Portugal e Castela.












Conclusão

Conclui que este trabalho foi muito importante, e que nos deu a demonstrar o que os tempos passados o que eram, e o que as pessoas passavam na sua vida.
Com este trabalho fiquei a conhecer melhor e a perceber mais bem a matéria.
Gostei muito de realizar este trabalho e empenhei-me bastante para conseguir alcançar um trabalho mais além.

Bibliografia

Para conseguir realizar este trabalho pesquisei no nosso manual e também retirei algumas coisas da internet.
Realizei este trabalho com pesquisas, mas filo com palavras minhas.