Páginas

12.15.2010

Giocomo Balla


Giacomo Balla (Turín, 18 de julho de 1874 - Roma, 1º de março de 1958 ), pintor e escultor italiano, um dos fundadores do movimento futurista. Estudou na escola nocturna de desenho de Turín. Mais tarde translada-se a Roma, trabalhando com sucesso como retratista. Inicialmente sua pintura impresionista mostra depois interesse pela análise cromático. Adopta a dissolução do visível em pontos de cor. É também partidário de ideias anarquistas como alguns puntillistas como Pisarro. Utiliza a técnica puntillista para pintar temas do futurismo: a dinâmica e a velocidade.

Em 1900 translada-se a Paris, onde descobre e é muito influenciado pelos puntillistas parisinos, desde 1909 o esteve em particular pela obra do poeta Filippo Marinetti, com ele publicou o manifesto futurista.

Ao invés de outros de seu mesmo género, Balla foi um pintor lírico, alheio à violência. Suas obras mais reconhecidas tratam a dinamicidad da luz e o movimento simultâneo, como "Dinamismo de cão com correia" (1912).

Em outubro de 1918 publicou seu "Manifesto da cor" ("Manifesto do colore"), uma análise da cor na pintura de vanguardia.

Na década de 1930 distanciou-se do futurismo, do qual foi um de seus expoentes mais destacados.

Sem comentários: