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3.29.2009

Sidas:

Sabia que muitos jovens portugueses pensam que a sida é uma doença inventada para modelar comportamentos sexuais? Que outros acreditam que é coisa de homossexuais e toxicodependentes? Que alguns associam a prevenção da doença ao uso da pílula? A informação abunda, mas as crenças sobre a sida entre os jovens são do mais tortuoso que existe. Querer saber mais é uma obrigação de todos.
A informação pode bem ser a arma mais insidiosa de todas. Alguém poderia acreditar que, à entrada do século XXI e na viragem da sociedade da informação para a do conhecimento, centenas de reportagens, debates televisivos e spotsinformativos depois, se pudesse afirmar tão simplesmente que a sida não existe? Que é, quando muito, uma doença de homossexuais e toxicodependentes e, que, no limite, até poderá ser uma invenção elaborada por mentes, sexualmente falando, com intuitos repressivos? Na sua tese de doutoramento sobre as crenças dos jovens acerca da sida, defendida na Universidade de Salamanca, Orquídea Lopes recolheu uma amostra de 1000 adolescentes, entre os 14 e os 16 anos, constatando que 'muitos jovens não acreditam na existência da doença, por não conhecerem (86,9%), realmente, pessoas infectadas'.As atitudes relativamente à sida são complexas e, resumidamente, sintetizam-se do seguinte modo: 'Os jovens estão informados, têm conhecimentos sobre a doença, mas adoptam atitudes erradas', como confirmou Orquídea Lopes, professora do Ensino Secundário, ao EDUCARE.PT. Algumas dessas atitudes passam por confundir o HIV com a sida, por acreditarem que a pílula é uma das formas de prevenir a doença, por avaliarem o parceiro sexual pelo aspecto físico, para daí concluírem que não há risco de contágio.Regra geral, quanto mais informados se afirmam os inquiridos acerca da sida, mais crenças incorrectas têm e menos vontade exprimem de quererem saber mais sobre a doença. Nos homens, o cepticismo relativamente à sida é maior do que nas mulheres. 'Têm a crença que é uma doença que não existe, que é uma moda e que foi inventada só para evitar condutas reprovadas socialmente', detectou Orquídea Lopes.Em Portugal, há 19 mil casos de seropositivos declarados, colocando o País no topo da lista de infectados da União Europeia. Se estes números não bastassem já para nos pôr de sobreaviso, poder-se-ia ainda acrescentar que o grupo etário que apresenta maiores índices de casos se situa entre os 25 e os 30 anos, a maioria dos quais infectados na adolescência. Perante os dados, nem sequer é suficiente arrumar o problema num canto resguardado da memória, com o argumento de que este é um assunto de grupos de risco. É que os heterossexuais constituem o grupo dos segundos mais infectados no País.E, no entanto, os adolescentes inquiridos por Orquídea Lopes (numa amostra que percorreu escolas de 15 dos 18 distritos do País) continuam a acreditar que 'a sida é uma doença dos outros, que a eles nada lhes acontece, que sabem tudo o que é preciso saber sobre a sida, formas de transmissão e prevenção'. Neste imbróglio de crenças incorrectas, informação quanto baste e atitudes erradas, nem a mensagem do preservativo passou. 'Muitos jovens dizem que é caro, que têm vergonha de o usar, que não o usam porque, se o fazem, estão a construir uma relação de desconfiança', explica a autora do estudo. Há que esclarecer, a bem da verdade, que estamos a falar de adolescentes que afirmam não terem iniciado ainda a vida sexual (em 63,3% dos casos), o que nos poderia levar a pensar que a inexperiência explica boa parte das contradições. Contudo, se a maioria afirma nunca ter tido relações sexuais, uma percentagem significativa (39%) admite querer ter em breve, sendo que muitos deles poderão levar para a sua iniciação o manancial de crenças incorrectas. Spots publicitários são 'áridos'Se a informação circula livremente, se por todo o lado se fala na sida, porque é que a mensagem não passa? Orquídea Lopes complementou o estudo sobre as crenças com a análise de 44 spots publicitários e encontrou a resposta para estas dúvidas: "As campanhas publicitárias são muito áridas e não criam empatia com o público jovem".Os anúncios sobre a sida são uma espécie de produto asséptico, sem rostos definidos, com alusões à morte, ao medo, ao pecado, à solidão, dirigidos a toda a gente e a ninguém em especial. O facto de se negligenciar uma das regras de ouro do "marketing", que é a definição de públicos-alvo, leva a que os jovens não tomem as mensagens como algo que lhes diga respeito. Depois de analisar os anúncios portugueses e de os comparar com os de outros países, a autora conclui que "as campanhas não são feitas pela positiva, falam da morte quando essa não é uma realidade que atinge os mais novos".Na verdade, as campanhas informam (embora confundam sistematicamente o HIV com a sida), mas não provocam uma mudança de comportamentos. Além disso, são spots que "têm uma dimensão 'comercial', vendendo a ideia do uso do preservativo como o único comportamento correcto, não promovem valores afectivo-sexuais, não reforçam comportamentos saudáveis, nem visam responder à realidade".Por outro lado, qualquer campanha dirigida a jovens terá sempre que apostar na novidade e promover um discurso positivo. Depois de visionados vários spots, os jovens que participaram na investigação sentiram-se imediatamente atraídos para duas campanhas semelhantes, que entretanto foram retiradas do mercado: o anúncio do "carocha" e o da "igreja", que têm como pano de fundo dois jovens que se acariciam. Quer num, quer noutro, o polícia e o padre questionam: "Ao menos têm preservativo?". O lado radical e divertido da mensagem colou os jovens ao ecrã, criando uma empatia com a situação visionada.As campanhas que despertaram maior afectividade foram "SIDA estou fora" e "Amizade sem limites". Em ambos os casos, os contextos utilizados (bares, música divertida, desportos radicais) estão próximos da realidade dos adolescentes. No primeiro lança-se a ideia de que a vida pode ser divertida sem sida e no segundo questionam-se directamente os mais novos para situações práticas de solidariedade, como: "Se um amigo seropositivo o convidasse para ir ao cinema o que faria?"Se estes exemplos promovem um discurso positivo, têm rostos definidos, apresentam situações do quotidiano e despertam a emoção, outros há, e esta é a regra, que contêm "mensagens confusas, ambíguas e poucos esclarecedoras, que não apontam soluções ou caminhos para os que quiserem procurar informar-se por si próprios", conclui Orquídea Lopes.Falta educação sexual nas escolasA educação sexual, que os estudantes do Ensino Secundário têm vindo a reclamar, é um tema que está relativamente presente no 2.º ciclo do Ensino Básico (sobretudo através de acções de sensibilização), para quase desaparecer a partir do 3.º ciclo e no Ensino Secundário. Para Orquídea Lopes, "os jovens dos 14 aos 16 anos vão perdendo informação com o aumento da idade e na razão directa com o aumento dos comportamentos sexuais".Embora a formação a este nível esteja legislada, não há quem arrisque a pôr no terreno um programa estruturado de educação sexual, que vá para além das acções ocasionais ou da boa vontade de alguns docentes. Nos programas do 8.º ano, a sida aparece referenciada, "mas os professores carecem também eles de informações correctas, limitando-se a traduzir conhecimentos que constam do compêndio adoptado". Tudo somado, os esclarecimentos sobre a sida ou a educação para a sexualidade em geral são remetidos para pontuais actividades extracurriculares.Orquídea Lopes, ela própria professora de Filosofia, após o estudo, concluído em 2002, reforçou ainda mais a sua ideia: a de que a educação sexual tem que estar ligada aos afectos. "Não há uma cultura de educação para os afectos e essa é uma linguagem fundamental", argumenta.Um programa de educação sexual nas escolas teria necessariamente que passar por uma colaboração dos pais, com médicos, professores e alunos. "Não entendo que tenha que ser uma disciplina como as outras, mas antes um complemento, que promova a construção da pessoa", declara esta professora.A educação sexual, segundo a autora, deveria então iniciar-se logo aos 9/10 anos, de forma continuada, adaptando as metodologias e estratégias ao longo dos diferentes níveis de ensino e prolongando-se até aos 16/17 anos. Este projecto, assente em princípios e valores e não só num conteúdo informativo, deveria "informar, ensinar competências, formar e fortalecer a personalidade, ensinar a resistir às pressões, em particular do grupo de iguais e, em geral, do meio social e cultural".Estratégias a seguirUma estratégia de prevenção sobre a sida terá sempre que passar pela construção das tais mensagens persuasivas, dirigidas a públicos-alvo e que modelem comportamentos sexuais preventivos nos mais jovens. Isto a nível mais global (de spots que passam na televisão), porque Orquídea Lopes também sugere um conjunto de caminhos possíveis para trazer a educação sexual e a prevenção de comportamentos para o domínio da eficácia.Uma das vias seria fazer circular os anúncios pelas rádios locais, assim como pelos programas de música mais ouvidos pelos jovens. Outra ideia era integrar os próprios jovens na construção de algumas das mensagens mediáticas, tornando-os uma parte do processo criativo. O mesmo poderá ser feito nas escolas, chegando um pouco mais longe do que os tradicionais cartazes de cartolina, estimulando os alunos a transportar para os spots as suas realidades. Dando-lhes, por exemplo, asas para criar músicas e letras, pôr o material audiovisual ao serviço da educação para a saúde, complementar a elaboração de anúncios com uma lista de pontos de resistência à mudança, diferenciar as mensagens para rapazes e raparigas, apostar na novidade e no movimento.Por fim, para surtirem efeito, ou seja, alterarem comportamentos, as mensagens deveriam passar nos locais que os jovens frequentam, como concertos de música, programas de televisão ou correio electrónico.

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